10/06/2011

Meu João!

Há exatos 80 anos nascia a pessoa que viria a ser responsável pelo maior feito na música brasileira, a Bossa Nova. Com uma fama de chato, bossal e vários outros adjetivos ruins, João Gilberto segue com uma carreira impecável, onde nem toda a rabujice consegue apagar a beleza e grandeza da sua obra.
Criador do estilo 'voz e violão' e de uma cantar 'desafinado', João iniciou o primeiro grande movimento musical brasileiro e, segundo alguns críticos, a própria MPB. A Bossa Nova nasceu junto com seu álbum, também conhecido como bomba atômica, o "Chega de Saudades" de 1959. Muitos acham que os criadores e os únicos participantes desse movimento foram Tom Jobim e Vinícius de Morais, mas estão enganados. Foi João Gilberto quem começou toda essa 'confusão' que deu início a real Música Popular Brasileira.
E o estilo musical criado por Gilberto é tão famoso que para os críticos em música, nacionais e internacionais, as 2 melhores músicas do mundo são a Brasileira e a Americana. Aliás, essa amizade entre as músicas dessas nacionalidades é tão grande que Tom Jobim gravou com Frank Sinatra, e este fez uma versão em inglês da famosa "Garota de Ipanema", e o próprio João Gilberto gravou um disco inteiro com o músico americano Stan Getz, que é uma coisa linda, diga-se de passagem.
Foi casado com a Miúcha, irmã do Chico Buarque, com quem teve uma filha, a tão famosa, talentosa e linda Bebel Gilberto. E para quem não sabe, o próprio Chico Buarque começou a carreira 'imitando' o João. As músicas que ele fez na época da Faculdade eram tentativas de Bossa Nova, bem estilo voz e violão e, a primeira música que Chico considera sua mesmo, a primeira feita com seu estilo, sem imitar nada, é Pedro Pedreiro. Além de influenciar Chico, João Gilberto foi e ainda é influência para vários artistas brasileiros como Caetano, Gil, entre tantos.

Sem dúvidas o maior artista da MPB.


"Se você disser que eu desafino, amor
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Só privilegiado têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é bossa nova, isto é muito natural.."

                                                   (Desafinado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©