06/05/2013

de literatura e de novela...

Estava eu assistindo a nova novela das 7h e me lembrei da minha relação Literatura/Novela em sala de aula. Não sei se vocês sabem, meus caros leitores, mas dar aula de Literatura em ensino médio é um tiquin complicado. Primeiro por que o ensino é voltado para o vestibular e estudar as belas letras nessas circunstâncias é estudar História, você aprende mais sobre datas e momentos históricos enquanto a estética e as características dos movimentos ficam em segundo plano.
Segundo porque a Literatura ainda é uma matéria pouco valorizada, o que, consequentemente, indica um pouco conhecimento dos alunos sobre a mesma. Então você começa a explicar uma obra, falando dos protagonistas, antagonistas, enredos e os alunos todos parados olhando para você como se tivessem diante de um fluente em grego. E nesses momentos eu sempre recorria a algo que, independente da faixa etária e da classe social, era universal: a novela! Não tinha erro, na hora de explicar que a protagonista de Dom Casmurro era Capitu eu fazia a analogia com a protagonista de algum folhetim do momento e eles logo entendiam e tratavam de discutir a obra uns com os outros.
É engraçado você perceber como é importante fazer essa ligação do que passa no mundo com o que você trabalha em sala de aula e a novela pode ser uma arma poderosa, dependendo de como usada. Essa novela das 7h mesmo em fez lembrar disso tudo por causa de 2 coisas: uma é a Casa Verde, nome da casa onde as crianças (protagonistas) foram criados que na verdade é o hospício criado por Simão Bacamarte em uma das maiores obras da nossa Literatura, o Alienista, de Machado de Assis; a outra é o nome da floricultura de Bento, aliás Bento = Bentinho = Dom Casmurro, Acácia Amarela, verso do poema 'A Rua das Rimas' de Ricardo de Almeida.
É sempre bom e bastante interessante ver o que as novelas trazem de bom para a gente e para a sala de aula e, se você olhar com um olho 'clínico', podemos assim dizer, vai perceber que nelas têm muito o que ser aproveitados.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©