11/09/2014

Bolo de Chocolate saudável!

Gente, hoje o post não é de decoração, é de outra coisa tão gostosa quanto: culinária saudável! Já faz um tempinho que venho mudando minha alimentação porque tenho um histórico bem pesado de câncer na família e, conversando com a Oncologista de mainha, ela me disse que o que eu podia fazer para 'evitar' ter a doença era me alimentar melhor e procurar ter uma vida o mais saudável possível.
Depois que conheci a Bela Gil, essa forma de alimentação melhorou muito porque ela trata comida como remédio e, desde que comecei a mudar certos hábitos, não lembro de ter adoecido, nem gripe peguei mais, no máximo uma diarréia porque parei de comer carne vermelha já vai fazer 1 ano e, quando como um pedacinho sequer, já sabe... trono na certa!
Vendo o programa da Bela no Canal GNT, vi a recita de bolo de cenoura que ela fez e corri pra cozinha para fazer também e experimentar. Confesso que sabia que era bom, mas não imaginei que fosse tão delicioso assim. Fiz uma receita grande e obviamente sobrou, levei pro trabalho e as meninas amaram tanto que uma delas até me encomendou um para receber as visitas que iam passar o fim de semana na casa dela.
Em cima dessa receita do bolo de cenoura da Bela, tirei uns ingredientes, acrescentei outros e fiz um bolo de chocolate...



Lá vai a receita:

  • Ingredientes secos:
2 xícaras de farinha integral;
1/2 de açúcar mascavo ou demerara;
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó;
1 pitada de gengibre em pó;
1 pitada de sal marinho;
1/2 colher de sobremesa de café;
2 colheres de sopa de cacau em pó.
  • Ingredientes molhados:
2 colheres de sopa de água;
2 ovos orgânicos (ovos de capoeira aqui no NE);
1 xícara de óleo de milho (ou de coco ou de girassol);
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha;


MODO DE PREPARO: Junte todos os ingredientes secos e reserve. Em seguida junte todos os molhados, bata com um fuê e acrescente aos ingredientes secos. Misture até a massa ficar homogênea (não é bom mexer muito a massa de bolo porque o glúten, presente na farinha, forma uma espécie de rede e deixa a massa mais densa, o que pode deixar o bolo solado), despeje na forma (untada com óleo de milho e a farinha integral), se quiser pode por umas castanhas trituradas em cima e coloque no forno pré-aquecido a 180 graus.
Tempo médio no forno: 40 a 50 minutos.

Gente, super indico! Além de delicioso é super saudável :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©